Da uva ao vinho

Já imaginou se produzir vinho fosse realmente simples, bastando seguir um passo a passo? Nós imaginamos, e nos divertimos...

Parece simples, e é mesmo. Toda a diversidade que conhecemos e apreciamos vem da genética da uva, do terroir, e das técnicas de vinificação... Mas vinho é feito de uva, e ponto final.

 Material necessário: uva.

 Quantidade necessária: muita.

Siga as instruções:

 Plante. Escolha uma área livre, de solo não muito fértil, e semeie as uvas.

 Espere crescer. Aguarde alguns anos até a primeira colheita. Enquanto isso, vá podando a planta, para passar o tempo e para ela crescer adequadamente.

 Colha. Quando a uva estiver madura, realize a colheita. Aproveite a ocasião para convidar amigos, que vão lhe ajudar e lhe agradecer pela oportunidade.

 Prense. É necessário romper a casca das uvas, para esmagá-las e obter o mosto.

 Espere fermentar. O açúcar do mosto vai converter-se em álcool, em um processo de fermentação.

 Espere amadurecer. Mais uma vez, espere. Providencie um barril de carvalho ou uma cuba de aço e deixe o vinho descansar lá, por quanto tempo desejar.

 Filtre. No fundo do barril você encontrará a borra do vinho. Será necessário filtrá-lo para eliminar sedimentos e resíduos.

 Engarrafe. Coloque o líquido em garrafas, preferencialmente de 750 ml. Para não fazer sujeira, sugerimos utilizar um funil...

Parece brincadeira, mas é uma versão bem reduzida e bem humorada do todo o processo. De fato, o princípio é basicamente esse. Uvas fermentam e viram vinho...

Mas há, por trás disso tudo, séculos de conhecimento, tradição, e a experiência e o estudo de muitos profissionais especializados, trabalhando para que os melhores vinhos sejam servidos nas nossas mesas... Para ler sobre as profissões em torno do vinho, clique aqui.

E, se quiser ler sobre como é produzido o vinho tinto, clique aqui. Vinho branco, clique aqui. Vinho rosé, aqui. Vinho espumante, aqui. E vinho fortificado, aqui.

E saúde!

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.