Sangiovese

Essa uva é a essência de alguns dos maiores ícones da Itália, no mundo dos vinhos. E ocupa 10% dos vinhedos daquele país. Bons motivos para conhecê-la melhor...

Dizia-se que a Sangiovese era uma das mais antigas variedades tintas da Itália, tendo sido cultivada desde a época dos etruscos, que viviam onde hoje é a Toscana, mil anos antes de Cristo nascer. Porém, pesquisas recentes sugerem que a Sangiovese não é tão antiga quanto se pensava, não.

Mesmo assim, a Sangiovese é uma das cepas mais importantes da Itália. É praticamente um sinônimo dos vinhos tintos da Toscana. E está presente em alguns dos vinhos italianos mais famosos, como Chianti e Chianti Classico, Brunello di Montalcino, Vino Nobile di Montepulciano, Rosso di Montepulciano, Morellino di Scansano e Montefalco Rosso.

Mas a Sangiovese é plantada em pouquíssima quantidade fora da Itália. Cerca de 90% de suas videiras estão na península italiana. Não é fácil encontrar bons resultados no cultivo da Sangiovese, e na produção de bons vinhos com essa cepa, em outros locais. Uma exceção que merece destaque é a ilha francesa da Córsega, mas é possível encontrar também alguns bons vinhos produzidos na Califórnia, na Austrália, na Romênia, no Chile, na Argentina, no Brasil e até mesmo no Uruguai.

Assim como a Pinot Noir, a Sangiovese é uma cepa camaleão, muito influenciável pelo terroir. Assim, ela tem inúmeros clones (todos de amadurecimento tardio) e, em consequência disso, acaba sendo conhecida por muitos nomes diferentes, como Sangioveto, Nielluccio, Nerino, Brunello, Morellino...

As uvas Sangiovese cultivadas na região de Chianti apresentam, na maioria das vezes, bagos pequenos e pele fina, enquanto as de Brunello di Montalcino apresentam tamanho maior e casca mais grossa. E, mesmo que essas diferenças sejam sutis, podem produzir resultados muito diferentes.

Normalmente as uvas Sangiovese produzem vinhos tintos de corpo médio com estrutura tânica que vai de média a forte. Mas ela é utilizada para produzir espumantes, rosés, tintos leves ou encorpados, passando, inclusive, por vinhos de sobremesa.

Alguns exemplares encorpados, como os Brunello di Montalcino, são vinhos tão estruturados que envelhecem maravilhosamente bem em garrafa.

Um vinho Sangiovese de boa qualidade é notoriamente um vinho de elevada acidez, taninos firmes, muito equilibrado, e com final elegante. Os sabores mais marcantes costumam ser cerejas, ameixas e morangos, mas há um caráter também herbáceo e rústico muitas vezes associado a esses vinhos.

Os vinhos produzidos com Sangiovese harmonizam bem com sabores de frango, carne de porco e de cordeiro. E são grandes acompanhantes para as massas e pizzas italianas, em geral.

Quer uma boa sugestão para dias de frio? Aprecie um Chianti Classico com um prato de capelleti in brodo. Você não vai se arrepender!

Para encerrar, se quiser ler uma boa história associada à Sangiovese, conheça o Gallo Nero de Chianti, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.