Rueda

Rueda, na região espanhola de Castilla e León, construiu sua reputação com alguns dos mais frescos brancos de toda a Espanha, produzidos principalmente com a uva Verdejo. Desde 2008, o Conselho Regulador incluiu na denominação, também, vinhos tintos e rosés.

Rueda oferece diferentes estilos de vinho, identificáveis pelos seus contrarrótulos, onde consta até um número de série!

Os estilos dos vinhos brancos (que representam 99% da produção) da D.O. Rueda são:

 Rueda Verdejo, seco, de cor amarelo palha, muito aromático e elegante, costuma ter notas de anis e erva-doce. Encorpado e frutado, com o amargor característico da uva Verdejo, que deve ter participação mínima de 85% nesse vinho, mas frequentemente é 100%.

 Rueda, vinho produzido com pelo menos 50% de cepa Verdejo. Fresco, suave e floral.

 Rueda Sauvignon, com notas intensas de frutas tropicais aromáticas, esse vinho tem ao menos 85% de Sauvignon Blanc, e costuma ser persistente na boca. 

 Rueda Espumoso, produzido pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa) e envelhecido pelo menos durante 9 meses. As versões Seco e Semisseco têm pelo menos 50% de Verdejo, enquanto Brut ou Brut Nature têm pelo menos 85% de Verdejo.

 Rueda Dorado, vinho licoroso e seco com pelo menos 15° de teor alcoólico, que envelhece pelo menos 2 anos em barris de carvalho, adquirindo cor dourada e aroma levemente torrado.

Os tintos de Rueda são:

 Tinto Joven, de cor intensa de vermelho carmim com tons violeta, e aromas de frutos silvestres.

 Tinto Crianza, envelhecido por pelos menos 24 meses, 6 deles em carvalho. De cor cereja, com tons marrons, é um vinho frutado com aromas de madeira.

 Tinto Reserva, envelhecido por pelo menos 3 anos, 1 deles em carvalho. Esse é um vinho brilhante, com aromas complexos de alcaçuz e couro.

 Tinto Gran Reserva, com 5 anos de envelhecimento, 2 deles em carvalho, esse vinho tem cor vermelho rubi brilhante. Aveludado, com taninos muito finos, tem aromas picantes e tostados.

E, para finalizar, a denominação Rueda também oferece rosés:

 Rosado, um vinho de cor limpa, brilhante e clara, pendendo para tons de morango. Um vinho bem estruturado e cheio de sabor, com aroma frutado intenso que lembra framboesa, groselha e amora.

 Rosado Espumoso, espumante elaborado pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa), e envelhecido pelo menos durante 9 meses.

As únicas variedades autorizadas nos vinhos de Rueda são as brancas Verdejo, Sauvignon Blanc, Viura e Palomino Fino, e as tintas Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Garnacha.

Com essas uvas e seus vinhos, a região tem batido recordes de produção ano após ano (em 2012 foram produzidas 63 milhões de garrafas), conquistado apreciadores em diversas partes do mundo, e atraído, também, muitos enoturistas.

Fica aí uma boa dica...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.