Venezia

Estranho pensar em vinhos produzidos em Veneza, não é mesmo? É que sempre que falamos em Veneza, pensamos logo em suas gôndolas...

Assim como a cidade de São Paulo fica no estado de São Paulo, e a cidade do Rio de Janeiro no estado do Rio de Janeiro, a comuna de Veneza fica... na província de Veneza!

E, os vinhos denominados DOC Venezia são produzidos em uma área que começa nas montanhas da comuna de Conegliano (província de Treviso), e vai até o lago de Caorle (província de Veneza).

Inúmeros achados arqueológicos comprovam que a vinificação nessa região tem uma longa história, de milhares de anos, desde os tempos pré-romanos. Mas o órgão que regulamenta essa denominação é bastante novo: o Consorzio Vini Venezia, fundado em 2011.

Os vinhos de Veneza contribuem, sem dúvida, para a boa reputação da região do Vêneto, como um todo, como uma produtora de qualidade.

E, afinal, que vinhos são esses, denominados DOC Venezia? São 5 varietais (onde a uva deve representar 85% no mínimo), e 3 vinhos de corte:

Pinot Grigio, ideal para acompanhar frutos do mar.

Chardonnay, que harmoniza bem com peixes e ervas.

Cabernet Franc, excelente para acompanhar carne de porco.

Cabernet Sauvignon, uma ótima dica para carne bovina e saladas, como de rúcula.

Merlot, uma boa pedida para carnes brancas, massas, anchovas e sardinhas.

Rosso, corte tinto produzido com pelo menos 50% de Merlot, muito bom para acompanhar ensopados. 

Rosato (tranquilo, frisante ou espumante), corte rosé elaborado com ao menos 70% da uva Raboso, perfeito para aperitivos.

Bianco (espumante ou frisante), corte branco com pelo menos 50% das cepas Verduzzo ou Glera (mais conhecida como Prosecco), ideal para peixes fritos.

Na próxima vez em que ouvir falar de Veneza, além da gôndola, pense também em seus vinhos... Na realidade, que tal experimentar um deles?

Por fim, não confunda nada disso com os vinhos de Friuli-Venezia Giulia. Essa é uma outra região da Itália, que faz fronteira com o Vêneto, bem ao norte da Itália. E, se quiser ler mais sobre vinhos italianos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.