Vernaccia di San Gimignano

San Gimignano é um vilarejo na província de Siena, que oferece mais um dos incríveis vinhos da Toscana...

A população oficial de San Gimignano é de apenas 7.105 habitantes. Essa pequena cidade, contudo, foi bastante importante durante a Idade Média, com o comércio de vinho e açafrão como principais atividades. E é, atualmente, uma das cidades mais turísticas da Toscana.

São da Idade Média as obras de arte que decoram igrejas, palácios e mosteiros de San Gimignano, assim como as famosas torres; das 72 torres originais, 14 permanecem até hoje, preservadas e conhecidas internacionalmente.

Mas é o vinho branco, intrigante e atraente, que leva um pedacinho dessa cidade para que ela seja apreciada ao redor do mundo, pelos amantes da Itália. Esse vinho é o Vernaccia di San Gimignano, que tem 40% da sua produção voltada para mercados de exportação, principalmente Alemanha, EUA, Japão, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Suíça.

Reconhecidos como DOC desde 1966, os vinhos Vernaccia di San Gimignano foram elevados, em 1993, à categoria de Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG). Para entender o sistema de classificação dos vinhos italianos, clique aqui.

O Vernaccia di San Gimignano é um vinho seco e leve, com boa acidez e um final levemente amargo, muito agradável e persistente.

Considerado entre os melhores brancos da Itália, é produzido a partir de uma uva tipicamente italiana, chamada Vernaccia. Na realidade, o nome Vernaccia é aplicado, em diferentes locais da Itália, a diferentes clones desta cepa. Nos Vernaccia di San Gimignano, a concentração da uva Vernaccia deve ser de, pelo menos, 85%.

Estilos mais modernos de vinho desta denominação têm sido produzidos com o uso de envelhecimento em carvalho, que desenvolve aromas minerais e complexos ao vinho. Para que seja considerado um Riserva, o Vernaccia di San Gimignano deve ter sido envelhecido ao menos por 11 meses em aço ou madeira, e mais 3 meses na garrafa.

E como apreciar um Vernaccia di San Gimignano? Como aperitivo, com pratos à base de peixe, carnes brancas, massas com molho branco, frituras variadas, ou como a sua imaginação e seu paladar preferirem...

E, para os que gostam de história, a Vernaccia di San Gimignano é um prato cheio:

A “lei de impostos” da cidade, elaborada no ano de 1276, mostra a imposição de um imposto de três pence por pacote de Vernaccia vendido fora do município, o que mostra que sua reputação já havia atravessado as muralhas da cidade, como demonstrado por inúmeras citações literárias. A mais famosa delas está na Divina Comédia de Dante Alighieri, quando o Papa Martinho IV é enviado ao purgatório para expiar os pecados da gula.

Vinho, história e literatura... quantos prazeres!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.