Languedoc

No Sul da França são produzidos alguns dos melhores vinhos do mundo. Muitos deles na região de Languedoc Roussillon. E são muitas as denominações de origem... Languedoc é a mais famosa delas!

Para pronunciar o nome desses vinhos, pense em “Long-doc”.

No sistema francês de classificação, esses vinhos chamam-se Coteaux du Languedoc, ou seja, Colinas do Languedoc. Mas segundo as novas regulamentações da União Europeia, o nome da apelação de origem foi simplificado para Languedoc. Por enquanto, os dois rótulos coexistem, e se referem ao mesmo local.

Esta é uma vasta área de produção de vinhos, que trazem um acentuado toque mediterrâneo, com uma história de cultura de vinhas e produção de vinho de mais de 2000 anos. Os gregos, e mais tarde os romanos, estabeleceram aqui colônias nas quais produziam vinho e azeitonas.

Em Languedoc, um meticuloso processo de subdivisão da região em terroirs reconhecidamente distintos está em curso, há alguns anos, tendo dado origem às apelações La Clape, Picpoul de Pinet e Clairette du Languedoc, entre outras. Algumas já são muito bem estabelecidas, com décadas de certificação, outras estão conquistando agora seu espaço ao sol. Se quiser entender mais sobre os sistemas de classificação de origem, clique aqui.

A diversidade dos vinhos da região é imensa. Os tintos vão dos frutados aos encorpados, e são cada vez mais presentes. Os brancos podem ser nítidos ou mais complexos, variando entre leves e secos até doces e oxidados. Os vinhos de sobremesa são magníficos. Os espumantes são particularmente reconhecidos, e os rosés são intensos, muito perfumados e pálidos.

As uvas tintas mais comuns são Grenache, Syrah, Mourvèdre, Cinsault, Carignan, Merlot e Cabernet Sauvignon. Entre as brancas, Clairette, Rolle, Terret, Bouboulenc, Picpoul, Muscat, Maccabéo, Marsanne, Viognier, Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Com tradição, constante evolução e muita varidade, Languedoc tornou-se um produtor respeitado, de vinhos de qualidade. Se você ainda não os conhece, não perca mais tempo...

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.