Montefalco

Na Umbria, bem no centro da Itália, é onde são produzidos os vinhos denominados Montefalco, e Montefalco Sagrantino. Mais italianos, impossível.

Montefalco é cercada por muralhas do século 12, e essa é uma das poucas cidades em que a produção de vinho era praticada, inclusive, dos portões para dentro. Atualmente, a área da denominação inclui, além da própria cidade de Montefalco, partes dos municípios de Bevagna, Castel Ritaldi, Giano dell'Umbria e Gualdo Cattaneo.

Os vinho denominados Montefalco DOC podem ser:

 Montefalco Bianco, produzido pelo menos com 50% da cepa nativa Grechetto, e 20 a 35% da Trebbiano. É um vinho seco e ligeiramente frutado e picante. Ótimo para acompanhar aperitivos, peixes, aves, saladas e sopas.

 Montefalco Rosso, 60 a 70% à base de Sangiovese, e Sagrantino com 10 a 15% de participação no corte. Seco, delicado e harmonioso. Envelhecido pelo menos 18 meses, e, na versão Riserva, 30 meses. Excelente harmonização com carnes vermelhas assadas.

Nos dois casos, 30% das uvas utilizadas podem ser outras, contanto que cultivadas na região da Umbria, e reconhecidas como uvas viníferas, pela legislação italiana.

Além disso, existem também os vinhos de Denominação de Origem Controlada e Garantida, elaborados com regras ainda mais rígidas, e exclusivamente com a uva Sagrantino (se quiser ler mais sobre essa variedade, clique aqui).

 Montefalco Sagrantino DOCG, seco e muito estruturado, rico em polifenóis e em taninos. Carnes grelhadas com molhos escuros potencializam essa experiência. Um vinho único, sem qualquer semelhança com nenhum outro, nem mesmo entre os “parentes” italianos.

 Montefalco Sagrantino Passito DOCG, elaborado a partir de uvas secas, esse é um vinho muito doce, ideal para sobremesas, e também para queijos azuis. Mas não necessariamente precisa de companhia, pois é considerado, também, um vinho de meditação.

Excelentes vinhos de guarda, ambos só são colocados no mercado após um período mínimo de 33 meses de envelhecimento. Sem pressa...

Nada como um passeio pelos vinhos da Itália, não é mesmo?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.