Um Robocop nos vinhedos?

A visão aérea de um vinhedo certamente traz informações diferentes e complementares à visão que o viticultor tem, in loco, e de perto. Pequenas aeronaves, ou helicópteros, são eventualmente utilizados para esse fim, mas seu uso não costuma ser economicamente viável.

Tudo pode mudar. Vêm aí, os drones.

Essa é uma tecnologia que vem sendo testada e experimentada, aos poucos, na França, na Califórnia, e em outros locais produtores de vinho, ao redor do mundo.

O que é um drone? Tecnicamente, é um veículo aéreo não tripulado, ou seja, uma aeronave que não necessita de ninguém a bordo para comandá-la, sendo controlada à distância, por meios eletrônicos. Idealizados, inicialmente, para fins militares, para substituir o ser humano em situações de risco, o potencial dessa tecnologia é enorme. E inclui até mesmo a viticultura.

Aos mais céticos, ou mais tradicionais, ou menos adeptos às novas tecnologias: um drone, equipado com câmeras e outros sensores, tem um incrível potencial no cuidado dos vinhedos. Ele pode ser usado para sobrevoar vinhas detectando danos às plantas, doenças, estresse hídrico, maturação das uvas, e vários outros parâmetros, incluindo especificidades de solo e contornos de terrenos para drenagem.

Veja alguns exemplos reais:

 Na Califórnia, um produtor detectou as áreas com mais água e melhor solo a partir da constatação de onde as vinhas estavam mais escuras, numa visão comparativa que só foi possível a partir de um mapa de fotos aéreas tiradas por um drone. Com base nesse mapa, esse mesmo produtor também tomou a decisão de por onde começar a colheita. Para ler sobre a importância dessa etapa do processo, clique aqui.

 Em Bordeaux, um famoso produtor que possui 4 vinhedos classificados como Grands Crus Classés, anunciou o início das atividades de seu primeiro drone, adquirido por 50 mil euros, para o mês de abril de 2014. A intenção é garantir maior precisão na viticultura, com reduções significativas no uso de fertilizantes e outros produtos, e redução no uso de tratores entre as plantas.

É a tecnologia, a serviço da agricultura, e em prol de melhores vinhos. Não podia ser melhor! 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.