Encontro de uvas

São muitas as variedades da espécie Vitis Vinifera, e cada uma delas é capaz de produzir um vinho único, de características singulares. Mas, e quando elas se juntam?

Nesse caso estamos falando em vinhos de corte. Se quiser ler sobre a diferença entre vinhos de corte, e vinhos varietais, clique aqui.

 Tintas, com tintas...

Os vinhos tintos de Bordeaux, os mais conceituados e venerados do mundo inteiro, são uma combinação de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec e Carmenère. Nem todas, ao mesmo tempo.

Já na “rival” Borgonha, os tintos são elaborados com Pinot Noir, e eventualmente cortados com Gamay.

Os Supertoscanos, por sua vez, são combinações da italiana Sangiovese, com as uvas típicas de Bordeaux.

Ainda na Itália, Corvina, Molinara e Rondinella se encontram nos vinhos Bardolino, e também nos Valpolicella.

O famoso corte GSM, como a sigla indica, é composto pelas uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre.

 Brancas, com brancas...

Começando, de novo, por Bordeaux, aqui as uvas brancas que se encontram num mesmo vinho são Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle.

Já na Borgonha, Aligoté pode complementar o famoso Chardonnay.

No Vale do Rhône, as brancas que se unem em harmonia são Marsanne, Roussanne, Clairette, Grenache Blanc, Viognier, Bourbelenc...

O Soave, na Itália, combina Garganega, Trebbiano, Chardonnay e Pinot Blanc, entre outras.

No espumante espanhol Cava, encontramos Macabeu, Parellada, Xarel-lo e Chardonnay.

 Quando as cores se juntam...

O exemplo mais emblemático de como o encontro de uvas tintas com uvas brancas pode ser bem sucedido, é o Champagne, onde corta-se Chardonnay com as tintas Pinot Meunier e Pinot Noir.

Nos rosés da Provence, podemos encontrar a branca Vermentino (chamada Rolle) entre as tintas Cinsault, Grenache e Syrah.

 Tudo junto e misturado...

Em Châteauneuf-du-Pape, os vinhos são produzidos com cortes de até 14 variedades simultâneas, oito delas tintas, e seis, brancas. São elas: Grenache, Syrah, Mourvèdre, Cinsault, Muscardin, Counoise, Vaccarèse, Terret Noir, Grenache Blanc, Clairette, Bourboulenc, Roussanne, Picpoul e Picardin... ufa!

E é assim, com muitas cepas distintas, e com inúmeras combinações, que o mundo do vinho ganha tanta diversidade. Ainda bem!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.