Como os mais jovens veem o vinho?

Como a geração Y vê e consome vinho? Aliás, que geração é essa?

A toda hora aparece um novo termo para designar as gerações. Os Baby Boomers foram os que nasceram logo após a 2ª Guerra Mundial; a Geração X é composta pelos nascidos entre meados dos anos 60 e meados dos 70; a Geração Y nasceu entre o final dos anos 70 e o final dos anos 80, e a Geração Z são os nativos digitais, nascidos a partir da década de 1990.

Os membros da Geração Y, conhecidos também como Millenials, são famosos por seu comportamento. Muito já se falou sobre as características pessoais e profissionais deles. Mas como será que eles são, como consumidores de vinho?

Em primeiro lugar, até por conta da juventude, os membros da geração Y costumam ser consumidores com recursos mais limitados que Baby Boomers, por exemplo, na hora de comprar um vinho. Sendo assim, suas escolhas para o dia a dia acabam se concentrando em vinhos de preços mais acessíveis.

Mas e na hora em que eles buscam diferenciação, para uma ocasião especial? Aí os Millenials realmente surpreendem. 

Já que não dá para comprar o mais caro, dá para comprar, por exemplo, um vinho atípico, de uma uva desconhecida. É uma questão de estratégia.

Além disso, os Millenials são curiosos e aventureiros. Eles não se intimidam diante de um vinho desconhecido. E usam a Internet para verificar opiniões.

Com a intimidade que eles têm com a tecnologia, a Internet funciona quase que como uma sala de degustação para a geração Y. Na rede mundial de computadores, eles aprendem, comparam e compram vinhos. Mais do que isso, eles também contribuem, compartilhando informação.

E em relação ao gosto, eles costumam dar preferência a vinhos com menos taninos, mas essa é uma característica não somente da geração, mas dos entrantes do mundo do vinho em geral.

E, com relação aos hábitos, essa geração é a que mais tem introduzido vinhos brancos, rosés e espumantes no consumo de bebidas refrescantes à beira da piscina.

De olho nesses consumidores, e nos seus hábitos, os players do mundo do vinho têm investido, por exemplo, em plataformas de e-commerce, e no desenvolvimento de embalagens individuais e mais fáceis de serem consumidas.

Aliás, você já ouviu falar em vinho em lata? Se quiser ler, e entender do que se trata, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.