Oraniensteiner

O nome parece difícil? Comecemos por ele! Diga ÓRANI-ENS-TÁINER. Pronto!

Essa uva foi criada em 1985, o que faz dela praticamente um bebê, em um mundo vitivinícola com milênios de história!

A Oraniensteiner foi desenvolvida na Alemanha, no Geisenheim Grape Breeding Institute, e seu nome é uma referência a um castelo localizado na cidade de Diez, a uma hora de distância do instituto. O castelo de Oraniensteiner, erguido no século 17, é um exemplo da arte e da arquitetura barroca.

Voltemos à uva...

A Oraniensteiner é uma variedade branca da espécie Vitis vinifera, que nasceu do cruzamento entre as cepas Riesling e Silvaner.

Ela pode ser chamada também como Geisenheim 11-34, e como Hochkroner.

Apesar de sua origem alemã, ela não é cultivada naquele país, e, sim, em alguns pontos do Canadá e eventualmente nos Estados Unidos, curiosamente não na Califórnia, mas mais no Arkansas, estado do sudeste do país.

Trata-se de uma variedade de crescimento exuberante, que chega a ser até mesmo difícil de gerenciar, na verdade.

Apesar de ser uma variedade mais utilizada em vinhos de corte do que em varietais, alguns varietais bem interessantes podem, sim, ser encontrados.

Vinificada tanto em estilo branco seco, como em vinho de sobremesa, tipo Icewine, a Oraniensteiner surpreende pelos aromas cítricos muito vívidos e pela marcante acidez, característica importante para qualquer bom vinho.

Alguns, dos poucos produtores de vinhos elaborados à base de Oraniensteiner, costumam dizer que essa uva pode produzir vinhos semelhantes e tão bons quantos melhores vinhos da região de Mosel.

Por outro lado, alguns produtores de vinho no Canadá, mesmo reconhecendo as qualidades da Oraniensteiner, decidiram não apostar nessa uva, devido à dificuldade de pronunciar esse nome, o que poderia ser um impeditivo comercial para as vendas.

Uma pena, não é mesmo?

Para encerrar, se quiser ler mais sobre Icewine, já que esse é um dos estilos de vinificação da Oraniensteiner, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.