Bombino Bianco

Essa é mais uma das muitas uvas que encontramos na Itália! Vamos conhecê-la?

A origem da Bombino Bianco não é certa, e é mais provável que ela seja da região da Espanha. Mas o fato é que ela é muito tradicional na Itália, e já era popular entre os romanos, nos anos 800d.C.

Atualmente, essa é uma variedade amplamente cultivada na Puglia, região localizada no salto da bota italiana. Na verdade, podemos dizer que ela também está presente na batata da perna da Itália, pois é cultivada no centro do país e na costa do Mar Adriático.

Ela também é conhecida pelo sinônimo Bonvino, e graças a sua enorme produtividade, recebe os carinhosos apelidos de Pagadebit, que significa “pagadora de dívidas”, e Straccia Cambiale, em referência ao ato de rasgar uma fatura.

Existe uma história que diz que o nome Bombino vem de bambino (bebê em italiano), mas é pouco provável que seja verdade, pois baseia-se em uma frágil justificativa que o cacho da uva parece um bebê de braços abertos.

Existe um grande impasse se a Bombino Bianco tem ou não alguma relação com a Trebbiano, associação que acontece com frequência, pois embora não esteja comprovado que está relacionada a qualquer subvariedade da Trebbiano, a Bombino Bianco e a Trebbiano d'Abruzzo são tidas, por alguns especialistas, como sendo a mesma uva.

Como muitas uvas, o segredo da Bombino Bianco está justamente no controle dos seus rendimentos, de maneira a concentrar compostos. Sem controle, o vinho produzido é leve e relativamente neutro, e por isso ela é por vezes consumida in natura ou então o vinho é exportado a granel para a Alemanha, onde acaba sendo engarrafado como vinho de mesa. Se quiser entender o conceito europeu de vinho de mesa, clique aqui.

Mas, quando a tentação é vencida, e a Bombino Bianco é cultivada com baixos rendimentos, ela tem um grande potencial para produzir vinhos com sutileza e de alta qualidade. Infelizmente, são exemplares difíceis de encontrar.

A harmonização desses vinhos, para valorizá-los e realçar o sabor dos alimentos, pode ser feita com linguado ou camarões na brasa. Fica dos deuses!

Ainda bem que a natureza nos presenteia com tantas variedades! Bombino Biano é mais uma delas!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.