Priorat

Na Espanha, na comunidade autônoma da Catalunha, encontramos uma província chamada Tarragona. No coração desta província fica uma pequena região montanhosa, de onde vêm os vinhos denominados Priorat, ou Priorato.

No Priorat, as uvas são cultivadas por mais de 600 produtores, que fizeram dessa região uma denominação de origem de renome mundial. Na realidade, o nome Priorat é associado ao vinho desde tempos muito antigos.

Na Idade Média, mais precisamente no século 12, o conhecimento vitivinícola chegou ao Priorat por meio dos monges cartuxos, originários da Provence. Instalados no Priorat, eles plantaram vinhas e produziram vinho, adotando uma vida de trabalho e de espiritualidade. Hoje, a atmosfera mística das ruínas do mosteiro atrai muitos visitantes.

A paisagem no Priorat é tão adversa e íngreme, que faz com que nos perguntemos como é possível o cultivo de vinhas, na região!

As plantações estão divididas em altitudes que variam de 100 a 750 metros acima do nível do mar, nas montanhas de La Morera de Montsant e Porrera.

A denominação Priorat é formada por 12 aldeias: Bellmunt del Priorat, Gratallops, el Lloar, la Morera de Montsant, Porrera, Poboleda, Scala Dei, Torroja del Priorat, la Vilella Alta, la Vilella Baixa, Masos de Falset e Solanes del Molar.

Uma característica do Priorat é que os vinhos produzidos com uvas de uma única localidade podem ser rotulados como Vinos de Villa, fato que demonstra a aposta dos produtores na qualidade e singularidade de cada terroir.

O cultivo de uvas tintas, no Priorat, é vinte vezes superior ao cultivo de uvas brancas.

As variedades de uva mais cultivadas são a Mazuela (mais conhecida como Carignan ou Cariñena) e a Garnacha (Grenache). Mas entre as variedades tintas autorizadas também estão Garnacha peluda, Tempranillo, Picapoll Negre, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Merlot e Syrah.

As uvas brancas autorizadas são Garnacha Blanca, Macabeo, Pedro Ximénez, Chenin Blanc, Moscatel de Alejandría, Moscatel de Grano Menudo, Blanquilla, Picapoll Blanc e Viognier.

Para encerrar, adoramos curiosidades...

Pelo sistema de classificação espanhol, Priorat é uma das duas únicas denominações de origem a receber distinção máxima de qualidade, sendo chamada de Denominação de Origem Qualificada. A outra é Rioja. Se quiser ler sobre os vinhos de Rioja, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.